2.26.2018

[RESENHA #137] O Homem de Lata

Sinopse: Em 1963, Ellis e Michael eram dois garotos de doze anos que se tornaram grandes amigos. Durante muito tempo, sempre foram apenas os dois, andando pelas ruas de Oxford, um ensinando ao outro coisas como nadar, descobrir autores e livros e a esquivar-se dos punhos de seus pais dominadores. Até que um dia algo muito maior que uma grande amizade cresce entre eles. Mas então, avançamos cerca de uma década nesta história e encontramos Ellis, agora casado com Annie, e Michael não está mais por perto. O que leva à pergunta: o que aconteceu nos anos que se seguiram? Esta é quase uma história de amor. Mas seria muito simples defini-la assim.
"Eu sabia que estava perdendo o controle do meu coração. Estava apaixonado. E era o Homem mais feliz da terra." - O Magico de OZ
Quando a Editora Faro anunciou o lançamento de O Homem de Lata eu fiquei maravilhada, além de uma capa e uma sinopse maravilhosa eu já imaginava uma releitura de O Mágico de Oz, criei grandes expectativas para o livro, e vocês sabem isso não pé bom, porém, apesar de o inicio da leitura não ter me prendido muito, não me arrependi de dar continuidade a essa história que primeiro vai quebrar o seu coração, para depois cura-lo aos pouquinhos.

Foi a minha primeira experiência com um livro da autora Sarah Winman e a narrativa é bem diferente do que estou acostumada, então demorei algumas páginas a me acostumar. 

Logo nas primeiras páginas conhecemos uma mulher superando as suas próprias limitações, essa mulher em um gesto de coragem desafia seu marido, ao ganhar uma rifa escolhe um belo quadro de girassóis ao invés de uma cara garrafa de uisque que seu marido tanto desejava, um gesto libertador para ela.

"A porta explodiu e quase se soltou das dobradiças. Leonard Judd se precipitou em direção a pintura e, com a maior rapidez com que já se movimentara na vida, Dora se colocou na frente e ergueu o martelo, dizendo Faça isso e eu te mato. Se não agora, quando você estiver dormindo. Esta pintura sou eu. Não toque nela, respeite. Esta noite eu vou para o outro quarto. E amanhã, compre pra você outro martelo.Tudo por causa de um quadro de girassóis."

Em O Homem de Lata conhecemos Ellis, um homem devastado pela dor da perda, solitário, triste, perdido na vida. Trabalhando em algo que não era seu sonho e perdido em lembranças.

O livro se divide em duas partes, duas visões, Ellis e Michael, onde conhecemos a descoberta do amor por parte dos dois. Na primeira parte de O Homem de Lata temos uma visão muito melancólica, onde conhecemos aos poucos a história da amizade dos dois e de como tudo mudou a vida deles.

Michael entrou na vida de Ellis como um raio de sol, iluminando a sua vida e a vida de sua mãe, com uma sensibilidade impar com aqueles que ele mal conhecia se tornando uma parte deles. 
"Cores complementares são aquelas que fazem com que a outra se destaque [...]
Como eu e Ellis, disse Michael.
Sim, ela sorriu. Como vocês dois."
É difícil falar deste livro sem entregar as surpresas do enredo, a história de dois meninos de 12 anos que precisavam um do outro e que acabam se afastando, durante todo tempo esperamos que seja revelado o motivo dessa súbita separação, foi o fim da amizade? O que poderia causar isso? 

Na segunda parte do livro começamos a ter respostas sobre tudo, a visão de Michael trás uma clareza imensa sobre o que foi a vida dos dois, ele fala sobre dor, sofrimento, beleza, amor...

O Homem de Lata é um livro de sentimentos fortes, que fala sobre amor, amizade, dor e redenção. É um livro a ser degustado aos poucos, pois a cada revelação é necessário parar e pensar, refletir sobre o que realmente é ser feliz, o que te faz feliz e como ser feliz. 

Gostaria de poder indicar esse livro a qualquer pessoa, mas acredito que alguns não irão gostar muito dele, ele envolve muito mais que amor fraterno, trás uma mistura de amores, sonhos e desejos, então dê uma chance, se deixe levar por essa história de amor e amizade, vocês não irão se arrepender!

A edição de O Homem de Lata é maravilhosa, 160 páginas muito bem diagramadas e gostosas de ler, detalhes lindos e muito caprichados.

Deixo vocês com esse quote que me encantou.


"Tive paixões, tive amantes, tive orgasmos. Minha trilogia do desejo, como eu gostava de dizer, mas nenhum grande amor depois dele, não pra valer. Amor e sexo foram separados por um grande rio, um rio que o barqueiro se recusava a atravessar."
MINHA NOTA


FICHA TÉCNICA 
Autor: Sarah Winman
N° de Páginas: 256
EditoraFaro Editorial
Onde ComprarSubmarino/ Amazon

Este livro foi uma cortesia da Faro Editorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário