2.25.2018

[RESENHA #136] Um de nós está mentindo - Karen M. McManus


Sinopse: Cinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder. Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus.



— Ela é uma princesa, e você, um atleta — responde ele, apontando o queixo para Bronwyn e depois para Nate.
— E você é um crânio. E também um criminoso. Vocês todos são estereótipos ambulantes de filmes de adolescente. — E quanto a você? — pergunta Bronwyn. — Eu sou o narrador onisciente — responde Simon.



Livrinho interessante esse viu? Previsível de fato, mas me prendeu e cumpriu como propósito de entreter. A história começa na detenção e se desenvolve após a morte de Simon, vamos acompanhar cada um dos 4 sobreviventes lidando com as consequências do que aconteceu e do que vai começar a acontecer, como suas vidas antes separadas começando a se interligar, investigação e segredos vindo a tona Bronwyn, Addy, Nate e Cooper nem podem imaginar em como tudo vai mudar. 

A maior sacada desse livro em minha modesta opinião é a narrativa em primeira pessoa. Acompanhar o ponto de vista de cada um, suas reações ao ver seus segredos expostos e tudo que passa na cabeça deles durante todo o desenvolvimento da trama foi bastante interessante. 


Sejamos francos: todo mundo no Colégio Bayview odiava Simon. A diferença é que eu tive coragem suficiente para fazer algo a respeito disso. De nada.

Eu gostei bastante da história e o fato de ser previsível não me incomodou pelo fato de que não creio que todo mundo terá essa mesma experiência, alguns problemas de fato há como a pouca profundidade ao abordar alguns temas porém, acho que a proposta da autora era outro por isso algumas coisas foram rasas. 
Mesmo já imaginando o final os motivos para os acontecimentos me deixaram bastante assustada e pensativa pois é algo que pode acontecer embaixo de nossos narizes e jamais deve ser tratado de forma leviana. Alguns personagens tem uma evolução de forma positiva e o romance não me convenceu. 
Apesar desses pontos negativos que ressaltei aqui eu consegui me prender ao acompanhar o desenrolar de tudo e como seria resolvido, também me fez pensar no despreparo que alguns profissionais, tanto da polícia como da escola, tiveram para lidar com algo tão sério, afinal não conseguiam chegar a lugar nenhum e isso acontece muito na vida real, infelizmente.
Para quem curte o gênero YA com essa pegada de mistério e um desenvolver de personagens eu recomendo sim a leitura. Um Beijo e até a próxima!


Nota da Tia :





FICHA TÉCNICA 

Autor: Karen McManus
N° de Páginas: 384
Editora: Galera
Onde ComprarAmazon / Saraiva / Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário